domingo, 30 de novembro de 2008

Pagar dívida é destino prioritário do 13º salário, afirmam economistas

Novembro chegou ao fim, e os trabalhadores brasileiros já estão com a primeira parcela do 13º salário nas mãos. Para quem ainda não pensou sobre o que fará com o dinheiro, o G1 consultou economistas que recomendaram uma análise cuidadosa da situação financeira individual ou familiar antes de decidir o que fazer. E a primeira recomendação é: se você tiver dívidas, comece a gastar seu dinheiro extra com elas. De acordo com o consultor financeiro Gustavo Cerbasi, se a lista de débitos for grande, é melhor começar pelos "mais caras", ou seja, os que cobram mais juros. Primeiro entra o rotativo no cartão de crédito, depois o cheque especial, dívidas com financeiras, com bancos e assim por diante.

Professor da Trevisan Escola de Negócios, Alcides Leite concorda: “O importante é fugir de dívida, porque o juro continua alto e é sempre um problema.” O professor Faculdade de Informática e Administração Paulista (Fiap), Marcos Crivelaro, diz que a proporção de pessoas com dívida é alta em 2008, ano em que o consumo esteve aquecido.

“Talvez para o ano que vem a situação seja outra. Agora, as pessoas estão querendo quitar pagamentos, com medo do desemprego. Está bem clara essa situação hoje”, diz o Crivelaro. Os especialistas foram unânimes em dizer que o brasileiro está com medo da crise neste fim de ano. Um dado divulgado nesta semana pela Federação do Comércio do Estado de São Paulo (Fecomercio) confirma a tendência.

Fonte: G1

posted by: Diego Vieira

Nenhum comentário: