quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

China volta a importar carne de frango brasileira, diz Ministro da Agricultura

    BRASÍLIA - Depois de uma demora de dois anos, a China finalmente autorizou a retomada de importações diretas de carne de frango "in natura" do Brasil, e está concluindo a compra de suínos, até agora realizada por empresas chinesas via Hong Kong. De acordo com o Ministério da Agricultura, as negociações sobre a exportação imediata de frango brasileiro foram fechadas esta semana em Pequim.

    Os chineses comprarão de 24 abatedouros localizados em oito estados brasileiros: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Mato Grosso Sul, Mato Grosso, Goiás e Minas Gerais. Essas plantas foram escolhidas em 2006, mas a China iniciou as compras de apenas duas, suspendendo em seguida sob alegações burocráticas.

    Para o ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, a retomada do comércio "é significativa para o país, devido à capacidade de consumo do mercado chinês". O país asiático é um dos maiores consumidores de commodities brasileiras, lembrou o ministro, em nota divulgada por sua assessoria.

    Enquanto a importação chinesa de frango deve ser retomada a partir de agora, a carne suína ainda depende de conclusão de trâmites burocráticos das informações colhidas por missão do país em outubro, quando o serviço brasileiro de inspeção de suínos foi avaliado, informou o Ministério da Agricultura.

Fonte: Valor Online

Posted by: Angeline Lima

Nenhum comentário: