terça-feira, 28 de outubro de 2008

Utilizando a tecnologia na medicina


Empresa brasileira cria exame oftalmológico para o iPhone


Start-up incubada na Unicamp, a Valemobi desenvolveu um software que permite aos oftalmologistas fazer exames diretamente pelo celular quando estão fora do consultório


A febre de vendas do iPhone está gerando um portentoso mercado de desenvolvimento de aplicativos que funcionam no telefone da Apple. O mais recente desses programas é também o mais inusitado. A empresa brasileira Valemobi desenvolveu um software que permite ao usuário de iPhone fazer testes oftalmológicos. Chamado EyePhone, o programa ajuda a realizar exames e diagnósticos médicos utilizando a tela do celular.


Criado com a consultoria de um oftalmologista, o software auxilia em procedimentos como medição da quantidade de visão, exame de tamanho da pupila e verificação de estrabismo, além do teste da divisão de cores, para checar se o paciente é daltônico. O programa, acessado na tela do celular, possui também um recurso que exibe uma rede de linhas horizontais e verticais usada para medir o campo visual do paciente e detectar distúrbios causados por alterações na retina. Uma outra funcionalidade, chamada Flashlight, eleva o brilho da tela do iPhone ao máximo, gerando uma luz branca que auxilia em determinados exames.


O EyePhone está disponível na Apple Store, a loja virtual da Apple, e parece ter caído no gosto dos oftalmologistas, atraídos pela possibilidade de realizar exames fora do consultório. Segundo dados da empresa, nas duas primeiras semanas após o lançamento foram feitos 35 mil downloads. Nesse período, o software podia ser baixado gratuitamente para testes. Agora é vendido a 5 dólares.


A Valemobi é uma start-up especializada no desenvolvimento de aplicativos para iPhone, incubada pela Softex Campinas, na Unicamp. A empresa investiu 20 mil reais para desenvolver o EyePhone.


Post by Angeline


Fonte Revista Época

Nenhum comentário: